terça-feira, 22 de setembro de 2009

Reencontro com a serenidade


Tinham passado dez anos e o cheiro do ar ainda era da mesma cor. Os rochedos dourados pelo sol ainda se deixavam beijar pelas mesmas águas tímidas que lhes juraram amor eterno. Se o eterno era este 'para sempre', sob o olhar atento da Ponta da Piedade cada vaga tinha cumprido o seu compromisso de fidelidade, estendendo-se todas as jornadas no mesmo leito.
Saúl tinha descido a enorme escadaria que dá acesso ao areal com um aperto no peito, certo da sua descrença na lealdade da natureza. A fé tinha-o traído há uma década atrás quando decidiu deixar as gentes de Lacóbriga. Ou talvez tenha sido ele a trair a fé, num tempo em que ainda vivia na sensação de iminência total. E a mais infeliz de todas as verdades foi-lhe, finalmente, revelada naquele cenário. Tudo o que tinha procurado naqueles longos anos foi evidente num simples enrolar de ondas na areia fina. A harmonia era perfeita e intemporal. Naquele sítio, naquele lugar, a longínqua tarde de Maio em que decidiu partir parecia-lhe agora tão próxima. Saúl vasculhou o coração e a resposta estava ali. Ou melhor, não estava. A clave de sol que iniciava a pauta e marcava o ritmo do órgão vital tinha desaparecido. Tudo permanecia intacto. Era ele que já não pertencia àquele quadro. Tinha sido ele a acinzentar-se e a recusar aquele sol, procurando um outro que aquecesse outros rochedos. Os seus . Que afinal não estavam em qualquer outra parte do mundo, se não ali mesmo.
Subiu de novo a escadaria, para voltar a descê-la na tentativa de se encontrar. Mas lá dentro só vazio. Apenas o rasto da paixão que a natureza se ocupou de preservar e que, no tempo em que as emoções eram vício, o medo o impediu de beber.

Praia de D. Ana, 22 de Setembro de 2009

AP

2 comentários:

Anónimo disse...

Tens um dom miuda....
esceves tão bem!!

parece que era eu que estava a descer essas escadas!

a praia estava assim hoje? deserta?

que lindo....

vou inspirar-me para escrever ainda melhor para ti!

vou voltar a subir as escadas...

CS

Marta disse...

Fico muito feliz por teres voltado a dar vida a este cantinho cibernáutico. E toca a dinamizar, agora és tu que estás em falta.
Madrid aguarda-te!!! :)

Besitos,

Desta Marta.